Piraju é uma cidade pitoresca na região cafeeira do Estado de São Paulo, localizada a cerca de 340 quilômetros da capital e fica próxima à fronteira com o Paraná.
Em 1915, sua população era somente de 4.000 habitantes. Hoje, totaliza quase 30 mil. Piraju foi a segunda menor cidade do Brasil – após Bom Sucesso em Minas Gerais – a ter um bonde elétrico. Também foi uma das poucas cidades do Brasil a ter linhas rurais de bonde elétrico. Nas terras da atual Estância de Piraju viviam pequenas tribos indígenas Kaiowá, em pontos próximos ao rio Paranapanema e outros riachos.
Provavelmente, foi com estes nativos que originou a primeira designação conhecida do local, “Tijuco Preto”, que pela linguagem tupi-guarani significa “caminho de entrada”.
A partir de 1800, aos poucos, o local passou a se tornar ponto de ligação entre as províncias de São Paulo e Paraná e parada de viajantes. Em razão da fertilidade da terra e abundância de água, alguns colonos foram se estabelecendo, até que, em 1860, as famílias Arruda, Faustino e Graciano doaram parte de suas propriedades para a criação do Patrimônio de São Sebastião.
Elevada à categoria de Vila, tornou-se município em 25 de abril de 1880, pela Lei Provincial 111, mas somente em 1891 recebeu sua denominação definitiva, "Piraju", derivada de "pira-yu" (peixe amarelo, em tupi-guarani), em razão da grande quantidade do peixe “dourado”, nas águas do rio Paranapanema.
Desbrave o município com a ClickBus, onde você pode adquirir uma passagem de ônibus para Piraju de forma rápida e fácil. Você decide as melhores datas para a sua viagem, o assento de sua preferência e aí é só é aproveitar sua nova aventura.
Confira todos os nossos destinos e encontre a viagem ideal:
Buscar destinos