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Panorama do setor Rodoviário
De acordo com dados da ANTT, até junho de 2021 o mercado rodoviário nacional operou com 202 empresas de ônibus regulamentadas que ao todo oferecem 4178 linhas interestaduais circulando pelo país. Ainda de acordo com a agência, ao todo foram mais de 75 mil motoristas regulamentos circulando pelo país no primeiro semestre.
O setor rodoviário desempenha um importante papel no transporte nacional, por ter uma cobertura mais ampla do que os demais modais de transporte. O modal é o maior no país quando se trata do volume de passageiros transportados, estima-se que sejam mais de 160 milhões ao ano. A sua capilaridade o possibilita a atender mais de 4600 destinos domésticos, enquanto o modal aéreo possui 129 terminais comerciais, sendo a maioria deles concentrados na região sudeste.
Digitalização do setor
As vendas online de passagens rodoviárias, que antes da pandemia representavam 12% do setor, atualmente estão no patamar dos 20%. Além disso, o e-ticket, que entrou em operação no primeiro semestre de 2019, teve um aumento expressivo, de modo que a quantidade de viações que utilizam o método dobrou entre fevereiro de 2020 (pré-pandemia) até julho deste ano.
Levantamento da ClickBus, plataforma líder em vendas online de passagens rodoviárias no Brasil, mostrou que atualmente cerca de 80% dos embarques de seus clientes já são por meio de e-ticket, quando os passageiros embarcam apenas apresentando as suas passagens em seus smartphones. Houve um crescimento de 78% na utilização da tecnologia se comparado o primeiro semestre de 2021, com o mesmo período do ano anterior.
Dados 1º semestre 2021 ClickBus
Seguindo a previsão de diversos atuantes do setor de turismo nacional, a chegada das vacinas ao mercado brasileiro e a consequente diminuição de casos registrados de Covid-19 no país tiveram um impacto positivo no setor. Apenas no primeiro semestre de 2021 houve um crescimento de 6% na emissão online de passagens rodoviárias, no comparativo ao período anterior.
Mesmo com um desempenho fraco no 1º trimestre deste ano, por conta da segunda onda da pandemia, houve um crescimento significativo nas vendas online de passagens rodoviárias no 1º semestre de 2021 se comparado com o mesmo período de 2020. Ainda assim, vale ressaltar que o desempenho foi 23% menor do que o registrado no primeiro semestre de 2019
Os três primeiros meses de 2021 apresentaram uma queda de 29% nas emissões de bilhetes, na comparação com o primeiro trimestre de 2020, devido ao forte agravamento da pandemia no país com altos picos de casos diários em diversos estados, devido à segunda onda. Porém, no segundo trimestre, com o avanço do PNI (Programa Nacional de Imunizações) e chegada de mais imunizantes ao Brasil, houve uma retomada com o setor vendendo quatro vezes mais passagens no comparativo com o mesmo período de 2020.
No período também foi registrado um aumento no valor gerado pelas vendas online (GMV) de 12% em relação ao período anterior. Porém, em comparação com o primeiro semestre de 2020, o primeiro impactado pela pandemia, o crescimento foi de 21%.
Representividade por Região
O Sudeste segue sendo a região do Brasil onde há maior volume de vendas de passagens rodoviárias online, seguido pela região Nordeste e pelo Sul, região que vem aumentando sua representatividade. No comparativo com o segundo semestre de 2020, a região apresentou um crescimento de 19%.
A região Norte, no entanto, apresentou uma queda em sua representatividade entre o primeiro semestre de 2021 e o período anterior — a queda foi de 24%. Enquanto isso, o Nordeste manteve a sua representatividade igual e o Sudeste e Centro-Oeste tiveram quedas de 2% e 1% respectivamente.
Demanda (Interior, Capital e Litoral)
Ao analisar para onde foram emitidos mais bilhetes no período, as capitais foram responsáveis por 45% das passagens. As cidades litorâneas tiveram 26% de representação enquanto as do interior ficaram com cerca de 29% das emissões, porém foi o interior que apresentou um maior crescimento na sua demanda, se compararmos com o semestre anterior o crescimento foi de 3% enquanto as emissões para cidades do litoral tiveram uma queda de 6%.
O crescimento dos destinos no interior dos estados, pode estar relacionado ao crescimento do trabalho remoto que fez com que muitas pessoas decidissem sair de grandes centros urbanos e voltar para as suas cidades de origem. Indo as cidades grandes apenas quando necessário. Se tratando das viagens à lazer, outro comportamento causado pela pandemia e pelas medidas de restrição, fez com que os viajantes buscassem por opções mais perto, com menos horas de viagens e mais acessíveis.
Top Destinos 1S2021
A cidade de São Paulo foi o principal destino de quem comprou suas passagens de forma online. Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Campinas completam o Top 5 destinos. Confira o ranking completo:
- São Paulo, SP
- Rio de Janeiro, RJ
- Curitiba, PR
- Belo Horizonte, MG
- Campinas, SP
- Salvador, BA
- Florianópolis, SC
- Goiânia, GO
- Brasília, DF
- Fortaleza, CE
- Ribeirão Preto, SP
- Campo Grande, MS
- Londrina, PR
- 14Cuiabá, MT
- Balneário Camboriú, SC
Estimativas
Com o avanço da vacinação do país e a consequente redução de novos casos de Covid-19, nota-se que a intenção por passagens rodoviárias foi crescendo durante o primeiro semestre de 2021. Os níveis ficaram semelhantes aos registrados no final de 2020, quando o setor teve um sinal de retomada, também pela redução de casos, antes da segunda onda.
De acordo com estimativas da ClickBus, realizadas com base no comportamento de buscas e também na recuperação de setores afins em outros países, espera-se que o setor rodoviário apresente um crescimento de 45% a 55% em 2021, no comparativo com 2020.
Metodologia
A ClickBus gera dados e informações sobre o setor rodoviário por meio de sua plataforma GDS, que agrupa dados de diversos players do setor, atualmente a empresa atua com 170 viações cadastradas em seu sistema (84% do setor). Essas informações se baseiam no agrupamento interno e estimativas de sites diretos das empresas de ônibus no período estabelecido de 6 meses. A partir deste estudo a ClickBus contribui para o mercado, mídia e sociedade com conhecimento sólido do maior meio de transporte pago do Brasil.